
Nascido em Portimão em 1950, Miguel Lyzarro (José Manuel dos Santos ?) começou a sua formação com cerca de 16 anos em Lisboa no Centro de Estudos de Bailado do Instituto de Alta Cultura, na altura dirigido pela professora inglesa Ana Ivanova. Realizou ainda estudos no Centro Internacional de Dança de Rosella Hightower, em Cannes. Fez parte dos elencos do Ballet Gulbenkian, Ballet do Teatro Graslin de Nantes, Ballets Classiques de Paris e Jeune Ballet de France-CÎte D`Azur. Ingressou como primeira figura na Companhia Nacional de Bailado em 1978.
Foi artista convidado de Alicia Alonso no Festival Internacional de Havana em 1982. Gravou com Maria JosĂ© Branco para a RĂĄdio e TelevisĂŁo Portuguesa (RTP) no inĂcio da dĂ©cada de 1980, os bailados La Sylphide, Romeu e Julieta e Festival das Flores.
O seu reportĂłrio abrangia, para alĂ©m dos clĂĄssicos. O "Oportunista" de A Mesa Verde, o "Cisne" de Carmina Burana, o "Jovem de RamificaçÔes" ou o "Eleito" de A Sagração da Primavera. Miguel Lyzarro desempenhava as suas personagens de uma forma e presença artĂstica ao mais alto nĂvel.
Foi professor convidado na Escola de Dança do ConservatĂłrio Nacional nos finais da dĂ©cada de 1980 e princĂpios de 1990 atĂ© ao seu falecimento.
Miguel Lyzarro foi durante as décadas de 1970-1980 um dos bailarinos portugueses mais proeminentes e para além da sua actividade profissional, escreveu alguns notåveis artigos sobre dança.
A 10 de Novembro de 1996 (com 46 anos) Miguel Lyzarro falecia em Sintra vĂtima de ataque cardĂaco fulminante.
Foi homenageado postumamente e conjuntamente com Maria José Branco em Novembro de 2010 no Teatro de São Carlos na altura da nova estreia de La Sylphide.
Um pouco mais
aqui numa entrevista da RTP de 1975....